Como saber se estou com ansiedade?
- Psicóloga Mikaela Karla

- 8 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jul. de 2024
É importante frisar que Ansiedade é um estado mental e emocional normal e útil ao ser humano que funciona como uma sensação de incerteza ou medo do que pode acontecer no futuro, auxiliando o nosso instinto de sobrevivência.
Mas o que era natural, passou a se tornar um grande problema de saúde mental no âmbito social, o transtorno de ansiedade: caracterizado por medo e ansiedade excessivos e distúrbios relacionados ao comportamento.
Incerteza e imprevisibilidade são seus principais gatilhos.

Como a ansiedade pode aparecer:
Preocupações, tensões, ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
Sensação contínua de que um desastre ou algo ruim vai acontecer;
Preocupação exagerada com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente de sua vontade;
Pavor depois de uma situação muito difícil;
Neste caso, a ansiedade é uma resposta global e orientada ao futuro, envolvendo tanto componentes cognitivos como emocionais, na qual o individuo fica excessivamente apreensivo, tenso e inquieto sobre a perspectiva de algum acontecimento terrível, desencadeando distúrbio relacionado ao comportamento.
.
🔺Sintomas:
Psicológicos: medos irracionais, dificuldade de concentração, pensamentos negativos, preocupação/ perfeccionismo, desregulação emocional;
Físicos: suor frio, dificuldade em respirar, tensão muscular, pressão no peito, batimento cardíaco acelerado, entre outros.
.
📌Causas: Pode estar relacionada a alguns neurotransmissores que ocorre naturalmente no nosso cérebro. Como fatores envolvidos: carga genética, ambiente (eventos traumáticos ou estresse), uma doença física, a constituição psicológica.
O tratamento inclui psicoterapia e em alguns casos o uso de medicamentos.💊


