top of page

Tenho dificuldade de se socializar com as pessoas, o que pode ser?

  • Foto do escritor: Psicóloga Mikaela Karla
    Psicóloga Mikaela Karla
  • 8 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2024

Somos expostos em diversas situações sociais desde a nossa infância até as supostas fases de vida, e que requer um amplo repertório de habilidades sociais elaborado para lidar de maneira efetiva e eficiente com as multiplicidades de demandas encontradas nestas situações.


Que dizer que habilidades sociais decorrem dentro das relações interpessoais e visa a nossa conduta ao comunicarmos com precisão as emoções, sentimentos, opiniões, atitudes, direitos ou necessidades dentro do ambiente familiar, laboral, relacionamento amoroso e amigável, dentre outros.


ree

➡️Acontece que há o desempenho social adequado que se caracteriza na maneira que consegue iniciar, manter e finalizar uma conversa, saber lidar com críticas e elogios, admitir erro e pedir desculpas e escuta empaticamente, fazer e recusar pedidos, pedir ajuda, expor suas opiniões respeitando a do outro, dentre outros.

.

📌Como também inadequados ou déficits de habilidades sociais que podem comprometer fases posteriores do ciclo vital, em termos de dificuldades de iniciar e manter relacionamentos, pior qualidade de vida e diferentes tipos de transtornos psicológicos, dentre elas a ansiedade é mais expressa na literatura.

.

Ou seja, ser habilidoso tende a ter uma grande capacidade para resolver conflitos de forma rápida e natural, o que ajuda a minimizar o risco de problemas futuro, facilitando as interações e protegendo a nossa saúde ao longo da vida, por isso é importante buscar desenvolva-las e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida.

.

👩‍💼O psicólogo é um profissional apto a está função, e tem como ferramenta “O treinamento em habilidades sociais” no processo psicoterapêutico.







mikaelakarla.psi@gmail.com
+55 (83)98870-5871


 

Psicóloga Mikaela Karla 
CRP 13/8061

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat.

bottom of page